terça-feira, 30 de junho de 2009

Torcidas no Estado do PR, Qual a Causa de Não Torcerem Para Os Times Do Estado?



Muitos perguntam o que acontece com as torcidas do futebol paranaense, principalmente as pessoas de fora do estado.
Qual o motivo do povo do interior não torcer para os times da capital?
O litoral, a região de Ponta Grossa torcem na sua imensa maioria para os times daqui já o Norte (Maringá, Londrina) torcem quase que integralmente para os times Paulistas, no Oeste e Sudoeste (Cascavel, Foz, Guarapuava) Torcem para os times Gaúchos.
Analisando esses fatos chego a seguinte conclusão: Como o Norte foi colonizado por paulistas e o Estado do Paraná era uma colônia de São Paulo é natural que as gerações torçam para os times de la, até pela pouca distância dos estados; assim como o Oeste e Sudoeste que é colonizado na sua grande maioria pela migração de gaúchos.
Mais um agravante e creio eu que o principal são as transmissões esportivas, hoje em dia ainda são bem difundidas mas antigamente não existia essa facilidade que temos de ver todos os jogos dos nossos times; as rádios no norte do estado pegam rádios paulistas e nenhuma da capital do estado; principalmente a 30, 40 anos atrás, sempre com transmissões de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, etc, imaginem a criança crescendo ouvindo só falar dos times paulistas logicamente irá torcer para quem ela ouve mais e com certeza com a influência dos familiares fica quase impossível reverter essa situação, fora as transmissões pela TV que sempre tem que ter uma equipe paulista e carioca nos meios e fins de semana, aqui no estado particularmente de equipes paulistas e como a grande maioria da população não tem TV a cabo e quase nenhuma opção obrigatoriamente quem gosta de futebol se acostuma a assistir jogos das equipes do eixo levando assim a ter uma certa simpatia por algum clube.
Claro não são apenas esses os fatores que levam os torcedores a optar por esse ou aquele time, a falta de títulos a nível nacional também contribui e muito o Atlético perdeu a chance de ser grande entre 1999 e 2005 onde não aproveitou as chances criadas.
Com o crescimento do futebol paranaense nos anos 2000 claramente cresceu a torcida dentro do estado por clubes paranaenses principalmente a do Atlético que de 1999 com a inauguração da Arena até 2005 sempre teve ótimas participações a nível nacional, com 1 título e 1 vice brasileiro, 3 participações em Libertadores sendo uma delas vice campeão do torneio, assim conquistando o título de ser a maior torcida do estado, na minha opinião por pouca coisa de diferença para a torcida do Coritiba o parâmetro usado são as pesquisas que em todas aparece vantagem para a torcida rubro negra e ultimamente a TIMEMANIA que de certa forma também é um indicador para medir o tamanho das torcidas e nesse quesito a do Atlético sempre está na frente da do Coritiba. Muitos dizem: “Ah essa é a geração Arena” de certa forma podemos afirmar que sim, porém de um jeito ou de outro são torcedores e que não deixarão de ser mais e mais apaixonados pelo clube com o passar dos anos, aconteceu também com o Coritiba nos anos 70 e com o próprio Paraná Clube nos anos 90.
Qual a solução para mudar esse panorama?
No meu ponto de vista a solução poderia começar em pequenas campanhas de marketing a nível estadual como por exemplo o Atlético, jogará em Cianorte, o Marketing do clube entra em contato com escolas e a prefeitura da cidade, contrata meia dúzia de estagiários de educação física que iriam nas escolas ou nas praças principais das cidades armar stands, fazer brincadeiras com os alunos, levar 1 ou 2 jogadores sortear brindes e material promocional do clube, quer queira quer não a criança já cresceria admirando o clube ou com pelo menos uma certa simpatia, isso a longo prazo poderia angariar verdadeiros torcedores e mudar pelo menos um pouco o panorama estadual.
Claro que se os nossos times começarem a ganhar competições de âmbito nacional e internacional isso se difundiria muito mais rápido e com muito mais eficácia afinal quem ganha é visto e quem é visto é lembrado, porém infelizmente no cenário atual temos times medíocres com planejamentos sem critério algum, porém com ótimas estruturas muito maiores do que badalados times do eixo que não tem estádio e muito menos CT, mas no cenário atual temos que nos contentar em não cair de divisão isso é fruto de péssimos diretores e pseudo administradores infelizmente é a realidade, temos que rezar e muito e ter esperanças que os bons dias chegarão novamente.

Obs: Estive no Noroeste do estado, mais precisamente em Umuarama a 100 km do Mato Grosso do Sul do estado essa semana passada e detectei vários Atleticanos o mensageiro do hotel me viu com o agasalho do CAP e perguntou sobre o time e falou que era atleticano nascido na região. Perguntei se havia muitos atleticanos na cidade e ele falou que sim vários que se reúnem frequentemente para assistirem os jogos e etc.
Em Santa Catarina sempre que vou principalmente em Joinville e Florianópolis também tem muitos torcedores do Furacão.
Já é um alento vamos esperar o futuro.

Texto de:
Daniel Loures Martins

3 comentários:

Guilherme Oliveira disse...

É mais ou menos por aí, Dan...

Simo disse...

Dan, é preciso também lembrar que nossa Federação é um lixo total, o que contribui um pouco para a falta de respeito com as nossas equipes.
E só comentando, em Ponta Grossa muita gente também torce para times paulistas, meu avô mesmo, ensinou os filhos a serem corintianos e por uma sorte do destino eu sou Paranista hoje.

Anônimo disse...

No Paraná, as torcidas organizadas, podem ser comparadas a grupos de irresponsáveis que tem a força de eleger fantoches que dizem ser o presidente de uma massa, somente vestem a camisa, ou seja, a farda.

As organizadas realizam uma festa dentro do estádio, sejam elas azul, vermelha, verde, preta ou branca.
Contudo, fora do estádio ou aos seus arredores proporcionam violências ao patrimônio público, os times devem arcar com o dano causado pelos seus torcedores.Uma coisa que não falta no futebol é dinheiro.

Entretanto, sonhar com torcedores no interior é utopia, nesta região nobre pelas suas terras e plantações tem um grande numero de torcedores vira-casacas, é mais os menos aqueles que torcem em quanto o time esta ganhando.

Concluindo, os times paranaenses não se interessam em comunicação social, publicidade propaganda, marketing,a preocupação é com assessores de imprensa que pode virem a publicar notícias que não são de seus interesses pessoais.
Gil Vicente Araujo Oliveira