terça-feira, 21 de julho de 2009

"Rivalidades"




Assunto polêmico com todos sempre puxando a brasa para o lado que lhe convém.
Como medir a paixão para um clube ou o desprezo, raiva, ódio ou a indiferença para o rival? Difícil?
Para mim é impossível.

Como afirmar que um torcedor do Grêmio sente mais repulsão pelo Internacional do que um palmeirense pelo Corinthians, ou torcedor do Santinha pelo Sport, do Remo pelo Paysandu, do Atlético PR pelo Coritiba, Cruzeiro pelo Galo, ou qualquer outro clássico existente no país?

Clássicos no Brasil são diversos e todos tem suas particularidades, tradições, histórias e todos merecem muito respeito.

Dizem que Grenal e Atlético MG e Cruzeiro tem mais rivalidade que outros clássicos, qual o motivo dessa afirmação? Ter apenas dois times na cidade? Fica mais dividida a cidade?
Sim, com certeza porém não acho que seja um argumento muito plausível.

Rivalidade que falo não é quem joga mais bomba na cara do outro como aconteceu no último Atletiba, ou quem quebra mais ônibus, agride pessoas ou depedra o patrimônio público.

Para mim, rivalidade é tirar sarro, procurar o resultado do adversário e vibrar com o insucesso deles, às vezes com mais voracidade e alegria do que uma vitória simples do seu próprio time, tirar print da tabela de classificação e mandar por email, mandar mensagem no Orkut, telefone ou msn, enviar emails o dia todo para o companheiro de trabalho logo após o clássico, passar buzinando na frente da casa dos amigos, inventar matérias sugadas da internet, enfim a brincadeira a risada a zoeira ou a resenha, como dizem meus amigos nordestinos.

Rivalidades qual a maior?
Impossível medir, que bom que elas existem, que bom que o futebol existe, viva os clássicos, viva a amizade.

Um comentário:

Simo disse...

Rivalidade com respeito. Isso ai!