sexta-feira, 10 de julho de 2009

Falta de profissionalismo

Não, esse não será mais um texto para falar das administrações incompetentes. O profissionalismo hoje em dia, não falta só fora das quatros linhas que demarcam um campo de futebol, dentro dela acontece o mesmo problema.

Antigamente o que se via eram jogadores dispostos a jogar futebol, jogavam por amor ao clube, por respeito ou então apenas por tentarem fazer o melhor para o clube que jogava.

Os tempos mudaram, são raros os casos em que isso ainda acontece, principalmente aqui no Brasil. É claro que existem vários fatores para isso acontecer, tais como:
-Falta de identidade com o clube devido a transferências relâmpago
-Não receberem em dia
-Falta de "cabeça" dos jogadores
-Empresários oportunistas

Mas realmente me espanta o quanto os jogadores são folgados hoje em dia, tem jogos que assisto, não só do meu time, que o que parece é que os caras só estão ali pra ganhar o salário, dão uma ou duas arrancadas para dizerem que tentaram algo e ficam o resto do jogo paradinho.

Eu me sinto ofendido quando vejo um cara desses jogando pelo meu time. O mínimo que eu espero é que os jogadores tentem fazer o possível.
Me sinto muito melhor quando saio do jogo em que mesmo o time perdendo os caras lutaram por um resultado melhor, do que quando empata, não digo vitória porque daí é só festa, porque não tentaram nada.

Antes um jogador ruim, porém esforçado, do que um craque vagabundo.

LDU e o crescimento do futebol equatoriano

Depois que li o texto do Daniel, refleti sobre o tema e decidi fazer uma "resposta".

Ontem tivemos o segundo jogo da Recopa, a LDU venceu o Internacional por 3 a 0, jogando em Quito.
Essa foi mais uma conquista do futebol equatoriano, que hoje, na minha opinião, é o quarto melhor futebol sul-americano, se tratando de seleções, perdendo apenas de Argentina, Brasil e Paraguai. Se formos olhar apenas as equipes, arrisco dizer que só estão atrás de nós, os brasileiros, e os argentinos.

É bem verdade que uma das maiores armas deles, que já se demonstrou muito eficiente, seja a altitude. Mas a verdade é que o Equador está evoluindo, participando de Copas do Mundo, inclusive não sendo meros "espectadores", como Chile e Uruguai tem se passado, eles já começam a brigar por vagas nas oitavas.

A LDU, que hoje é o símbolo da força equatoriana, conquistou o seu segundo título importante em um ano, desta vez contra o líder do campeonato brasileiro, que muitos já chegaram a considerar uma equipe muito boa. É bem verdade que na Libertadores do ano passado a LDU teve uma campanha mais fácil que a do seu adversário na final, o Fluminense, mas mesmo assim foi campeão e chegou na final do mundial, onde acabou derrotada para o Manchester United.

O elenco da equipe, principalmente o que ganhou a Libertadores, era muito bom com ótimos jogadores, alguns deles equatorianos.

O que acontece hoje em dia, é que além do futebol brasileiro estar decaindo, juntamente com o argentino, que era outra grande potência, os equatorianos evoluiram e já começam a querer rivalizar conosco. Dez anos atrás, ninguém aceitaria perder para um time desses, mas hoje, já faz parte do futebol.

E só para terminar fazendo uma análise geral do post anterior, pobre do CAP e dos seus torcedores que pagaram o pato da derrota do Colorado.

LDU, Emelec, Internacional e Atlético PR !!!

O Internacional tomou uma segunda varada, de 3 a 0, do time da LDU. Na semana passada tomou de 1 a 0 em casa. Como atleticano estou em dúvida: se devemos temer tanto esse time, ou o futebol equatoriano cresceu horrores e deve subir na tabela da FIFA? Ontem o locutor da SPORTV dizia, durante o jogo, que a LDU estava nas cabeças do campeonato equatoriano, e que disputava ponto a ponto com o Emelec.
A questão é que o Emelec é o time da “Copel de lá” (Para quem não sabe a companhia de energia do estado do PR) andava pela Libertadores tomando cacete de todo mundo, inclusive do meu Atlético PR. E agora surge como equipe importante da América do Sul… Decididamente, como dizia meu vô, balançando a cabeça: “É o fim dos tempos…”.
O líder do Brasileirão tomando pau dos equatorianos e ainda jogando confete nos caras. O futebol brasileiro está mesmo em baixa. Tomara que o Atlético, mesmo eu honestamente admitindo que tem uma equipe muito mais fraca que o Inter saiba se aproveitar disso, e mande outro pau nos Colorados, esse time que nem sabe que o Equador é apenas um país simpático que é mais conhecido pela sua imaginária linha que passa pelo seu território.